31 de julho de 2010

A primeira impressão de da primeira pessoa que leu o meu projeto de monografia, antes de entregar é calro

Amore mio,

O texto é substancioso e esclarecedor. Pelo menos para mim, que pouco ou nada sabia do assunto. Mas não é fácil escrever nos moldes acadêmicos. Não pense que, pela quantidade de “correções”, que sugiro, você é incompetente. Longe disso. É que Língua Portuguesa não é a tua praia, assim como dançar não é a minha. Às vezes, por causa de uma vírgula faltando ou sobrando, perde-se todo o sentido da frase. Quem escreveu entende perfeitamente, mas quem lê fica numa dúvida cruel. Isso pode até ser bom em literatura, mas numa monografia compromete a qualidade (e a nota, claro).

Um tropeço muito comum cometido por quem não tem o hábito de escrever é a falta de coesão, de encadeamento entre as idéias. A falta do verbo principal de uma oração deixa o pensamento truncado, ou incompleto, prejudicando o entendimento. E quem não tem prática, nem percebe. Vejo isso toda hora, mesmo em teses de doutorado. Não esquenta.

Nessa primeira leitura, destaquei em cores diversas o que pode e deve ser alterado, em nome da clareza. Mas queria te ajudar a deixar esse texto “enxuto”, beleza. Porque é muito bom, mesmo, só falta ser colocado nos trinques, entende? Meu problema é tempo. Qual é o prazo de entrega? 
Cris  

Quarta, 21/1/2009 15h29min: 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprima aqui suas palavras, verborragei o que sente.