20 de fevereiro de 2009

Acordo

Agora, com o acordo ortográfico, ficou mais difícil escrever... Tudo que aprendi desde os 2 anos de idade foi por água abaixo, agora é "ideia" e não "idéia", "assembleia" e não "assembléia", demos adeus ao trema (que na real, já andava meio esquecido, caindo em desuso) e um monte de outras regras...
O que me assusta é que as pessoas estão usando o acordo como desculpa para escrever mais errado do que o suportável, vide orkut, MSN, emails...
Algumas coisas não mudaram e são inadmissíveis, por exemplo, um redator de um site como o globo.com escrever a seguinte pérola: "Max dar mordidinhas em Fran e ela diz: 'É muita gostosura para uma pessoa só'" (http://bbb.globo.com/BBB9/Noticias/0,,MUL1010939-16397,00-MAX+DAR+MORDIDINHAS+EM+FRAN+E+ELA+DIZ+E+MUITA+GOSTOSURA+PARA+UMA+PESSOA+SO.html).
Gente, o certo é DÁ (Verbo DAR, conjugado na 3ª pessoa singular do presente do indicativo), isso não mudou.
Cada vez mais, as pessoas estão escrevendo de forma inteligível e dizendo: "é o Acordo..." Qual acordo? O acordo de todos emburrecermos? O acordo de, daqui há pouco tempo, ninguém mais conseguir entender o que está escrito? O acordo de esquecermos a conjugação básica dos verbos? Ou seria o acordo de que cada um faz sua gramática?
Não sou a mais 'letrada' das pessoas, posso nem escrever direito (ou bem), e posso errar em todas as frases, afinal não estudei para isso, sou uma leiga... mas pelo menos tenho o cuidado de usar M antes de P e B, escrever as palavras inteiras, usar apenas palavras que sei o significado e consultar o dicionário em caso de dúvida.
O mínimo que essas criaturas deveriam fazer era colocar o texto no word e ver se estava certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprima aqui suas palavras, verborragei o que sente.