18 de setembro de 2010

MANIA DE TER MANIA DOS OUTROS

Me peguei por diversas vezes lembrando e me divertindo com essa mania infantil que tenho de experimentar ou tentar realizar ou acontecer com as manias dos outros.
Pelo que me lembro talvez ate tenha começado mais cedo do que isso, mas me lembro de que certa vez minha mãe relembrando os tempos ruins de menina pobre, mas bem pobre do interior de Itapipoca, onde ela e as irmãs sofreram dentre os males do sertão seco, o mal de não ter tido um pai presente, então ela nos falava que para enganar a fome, era uma mistura de farinha com açúcar, então daí me lembro à primeira descoberta, devo confessar que se a mania alheia for envolvida com  possibilidades gastronômicas, na menor oportunidade La estou eu realizando, como numa terapia da crença, praticamente um São Tomé das manias.
Provei então a tal iguaria da seca, farinha e açúcar, escondido claro, acho que seria outro ingrediente.
Bom... Não foi a melhor degustação da minha vida não, mas foi com certeza uma experiência que me fez entender bem o que minha mãe passou e por que dizia aquilo pra gente com tanta altivez, como se fora um ato heróico ter sobrevivido à base de farinha e açúcar, e foi de fato.
Outra vez que lembro ter feito a mesma coisa foi quando um amigo de infância, disse que era divertido soltar pum dentro da piscina, como esta parte não é a mais interessante prometo ser breve.
Então como piscina na minha infância era praticamente artigo de luxo e sinônimo de férias, então as oportunidades eram pouquíssimas, então tracei o plano de fazer bolhas dentro da água.
Assim como em outras fases da minha infância, passava as férias na casa da minha avó materna, e tinha um grande amigo vizinho a ela, que praticamente fomos criados juntos, e ele sempre q nas férias, me levava para o falecido clube dos diários ali na praia de Iracema, alguém lembra? Pois era lá...
Fomos cedo porque o pai dele que nos levava, era daqueles velhos boçais que gostava de ler o jornal a beira da piscina para dar um de elitizado, balela, um alcoólatra machista e muito ditador, pelo menos era isso que eu achava na época e não sabia como xingar (risos), sim tinha vontade de xingá-lo disso tudo pelo que ele dizia sobre o Brasil e claro entendia deturpadamente nem sabia o que de fato se passava no país.
Bom, voltemos às manias, então sem demonstrar muita ansiedade, fomos para a piscina, onde passei horas a me espremer, mas claro sem dar muito na telha das minhas intenções...
Depois de muito tentar, e já quase um maracujá de tanto ficar dentro da água, praticamente desistindo desta experiência, sou tomado pelo susto quando meu amigo vem me chamar para irmos embora, fomos então atravessando a piscina, quando me vem à pergunta:
E aí já soltou o pum na piscina? Indagou-me o amigo de infância.
Foi praticamente carmico, sei lá algo entre o caos e a catarse, quando ia responder tristemente que não havia dado certo a experiência, por falta de material prático, me veio lá do fundo, com todo o trocadilho que a situação me permite, então soltei o famigerado peido, claro que eu e meu amigo nos afogamos de tanto rir, outro trocadilho infame, mas foi divertidíssimo, realmente soltar pum na piscina é bacana.
Com certeza agora não me virão todas as minhas manias emprestadas dos outros, mas agora recentemente me pus extremamente influenciado pelo filme “Mary and Max”, me permiti realizar a mania alheia, joguei na mega-sena os números que o Max jogou a vida inteira ate o dia que ganhou, vamos ver se tenho a mesma sorte. Mas para quem vai ver o filem, La tem uma série de manias gastronômicas, como o hot dog de chocolate, que ainda não tive como executar, já vi o filme três vezes, e me frustra não ter me organizado pra fazer isso, mas pelo que Max consumia de hot dog de chocolate, deve ser bom.
Então cuidado se você tem alguma mania só sua não me diga, porque eu vou lá e realizo viu!!! (risos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprima aqui suas palavras, verborragei o que sente.